Não vivo de poesia, vivo a poesia.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A Luta Pelo Direito

" O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui-lo é a luta".

" A vida do direito é a luta: luta dos povos, dos governos, das classes sociais, dos indivíduos".

" Por mais elevadas que sejam as qualidades de um povo, se ele não tiver força moral, energia e perseverança, jamais o direito poderá prosperar".

" Todas as grandes conquistas da história do direito, como a abolição da escravatura e da servidão, a livre aquisição da propriedade territorial, a liberdade de profissão e de consciência, só puderam ser alcançadas através de séculos de lutas intensas e ininterruptas. O caminho percorrido pelo direito em busca de tais conquistas muitas vezes está assinalado por torrentes de sangue, sempre pelos direitos subjetivos e pisoteados. É que "o direito é o Saturno que devora seus próprios filhos"; só se rejuvenesce eliminado o próprio passado."

" Aquilo que existe deve ceder ao novo, pois
tudo que nasce
há de perecer".

" É justamente a circunstância de que o direito não está ao alcance dos povos sem esforço; de que estes tem de lutar, combater e derramar seu sangue para conquistá-lo".

" E se Deus ama um povo, não lhe presenteia com aquilo de que precisa, nem lhe facilita o trabalho de alcançá-lo, mas torna-o mais difícil. Por isso mesmo, não hesito em afirmar que a luta necessária ao nascimento do direito não é uma maldição, mas uma bênção".


                                                                                          A luta pelo direito - por: Ihering, Rudolf von.

Um comentário:

  1. Tá fazendo o curso?
    Eu me lembro de ler esse livro no 2° período. :)

    "Teu dever é lutar pelo Direito. Mas no dia em que encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça." Eduardo Couture

    ResponderExcluir